Menção Honrosa proposta pelo Deputado Estadual Coronel Lee Abe já tem data marcada: terça (29) na Alep

Na época em que Ryu Mizuno, um empreendedor japonês, atracou no Paraná no início do século XX trazendo consigo 783 imigrantes à bordo do grandioso Kasato Maru, ele trazia também na bagagem muito mais que otimismo, mas a vontade real em investir em terras brasileiras. O que ele não imaginava era a transformação que sua ação causaria no Estado das Araucárias e no país de destino.

Hoje, o Brasil abriga cerca de 1,6 milhão de descendentes não nascidos no Japão, sendo considerado como o detentor do maior número de descendentes de japoneses fora do Japão, de acordo com os dados mais recentes do IBGE.

Reconhecer a contribuição que japoneses e descendentes em nosso país, sobretudo no Paraná, levou o Deputado Estadual Coronel Lee Abe e sua equipe a lançar o Projeto Nikkei Jovens Empreendedores, que terá sessão solene com Menção Honrosa na próxima terça-feira (29).

Para o parlamentar proponente da Menção, esse ato é um “muito obrigado” ao que os Nikkeis fazem pela sociedade Paranaense. “Recentemente tivemos a visita de representantes da cidade japonesa de Hyogo em Curitiba, para fortalecer os laços de amizade. Temos muitas outras cidades paranaenses que mantêm essa relação de amizade e cooperação como Kakogawa e Maringá; Nishinomiya e Londrina, Himeji e Curitiba e Awaji com Paranaguá. Dentro desses laços fraternos, existem muitos de origem Nikkei que contribuem, trabalham e elaboram projetos que alavancam a sociedade paranaense. Vamos reconhecer publicamente isso”, resumiu o Deputado. A solenidade acontecerá na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, a partir das 18 horas no plenário da Casa.

O que é “Nikkei”
Nikkei (日系?) é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. Atualmente calcula-se que existam 2.950.000 nikkeis ao redor do mundo. Aqueles que vivem em território japonês somam cerca de 350.000. As maiores comunidades Nikkeis estão no Brasil (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul) e Estados Unidos (Califórnia e Havaí).