Nikkei Jovens Empreendedores terá solenidade

Menção Honrosa proposta pelo Deputado Estadual Coronel Lee Abe já tem data marcada: terça (29) na Alep

Menção Honrosa proposta pelo Deputado Estadual Coronel Lee Abe já tem data marcada: terça (29) na Alep

Na época em que Ryu Mizuno, um empreendedor japonês, atracou no Paraná no início do século XX trazendo consigo 783 imigrantes à bordo do grandioso Kasato Maru, ele trazia também na bagagem muito mais que otimismo, mas a vontade real em investir em terras brasileiras. O que ele não imaginava era a transformação que sua ação causaria no Estado das Araucárias e no país de destino.

Hoje, o Brasil abriga cerca de 1,6 milhão de descendentes não nascidos no Japão, sendo considerado como o detentor do maior número de descendentes de japoneses fora do Japão, de acordo com os dados mais recentes do IBGE.

Reconhecer a contribuição que japoneses e descendentes em nosso país, sobretudo no Paraná, levou o Deputado Estadual Coronel Lee Abe e sua equipe a lançar o Projeto Nikkei Jovens Empreendedores, que terá sessão solene com Menção Honrosa na próxima terça-feira (29).

Para o parlamentar proponente da Menção, esse ato é um “muito obrigado” ao que os Nikkeis fazem pela sociedade Paranaense. “Recentemente tivemos a visita de representantes da cidade japonesa de Hyogo em Curitiba, para fortalecer os laços de amizade. Temos muitas outras cidades paranaenses que mantêm essa relação de amizade e cooperação como Kakogawa e Maringá; Nishinomiya e Londrina, Himeji e Curitiba e Awaji com Paranaguá. Dentro desses laços fraternos, existem muitos de origem Nikkei que contribuem, trabalham e elaboram projetos que alavancam a sociedade paranaense. Vamos reconhecer publicamente isso”, resumiu o Deputado. A solenidade acontecerá na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, a partir das 18 horas no plenário da Casa.

O que é “Nikkei”
Nikkei (日系?) é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. Atualmente calcula-se que existam 2.950.000 nikkeis ao redor do mundo. Aqueles que vivem em território japonês somam cerca de 350.000. As maiores comunidades Nikkeis estão no Brasil (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul) e Estados Unidos (Califórnia e Havaí).

Avatar de Desconhecido

Autor: depcellee

Nascido no dia 15 de março de 1965 em Curitiba-PR, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1985, onde atuou até 2018 chegando ao posto de Coronel, o nível mais elevado da carreira de Policial Militar, filho do Coronel PM Keiji Abe (In memorian) e de Tomoko Abe (In memorian), casado com Vânia Rodrigues de Matos Abe e tem 3 filhos. É descendente de Samurai e graduado em Artes Marciais (Aikido, Judô e Taekwondo). FORMAÇÃO - Curso de Formação de Oficiais; - Curso de Instrutor de Motociclismo; - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; - Curso de Especialização em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação; - Curso de Atualização Profissional de Técnicas em Administração de Crise – Categoria Negociador; - Curso de Especialização em Administração Policial – Mestrado - Curso de Especialização em Política, Estratégia e Planejamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Pós-Graduação; - Curso de Gestão em Segurança Pública – Doutorado; - Curso Superior de Polícia; - Bacharel em Direito; - Cursos de atualizações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. FUNÇÕES EXERCIDAS - Assessor Militar do DETRAN/PR; - Assessor Militar da Prefeitura de Curitiba; - Assessor Militar da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná; - Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PMPR; - Exerceu funções nos setores de inteligência, pessoal, planejamento e comandos de tropa no: - 12º Batalhão de Polícia Militar - 13º Batalhão de Polícia Militar - 17º Batalhão de Polícia Militar - 20º Batalhão de Polícia Militar - Regimento de Polícia Montada RPMon - Batalhão de Polícia Florestal BPFLO - Batalhão de Polícia Rodoviária BPRV - Companhia de Polícia de Choque CIA P Chq - Batalhão de Polícia de Trânsito BPTRAN - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM - Batalhão de Polícia de Guarda BPGD - Batalhão de Operações Especiais BOPE - 5º Comando Regional da Polícia Militar.

Deixe um comentário