Pedágio: a luta pelo contrato justo e mais obras continua

Deputado Coronel Lee participou de mais uma audiência pública em defesa dos interesse dos Paranaenses


A Comissão Parlamentar formada para verificar o próximo contrato do pedágio no Paraná esteve em Guarapuava na manhã desta quinta-feira (18). A sociedade civil organizada mais uma vez se posicionou, assim como foi observadas em outras audiências, contra o atual modelo.

Para os representantes de entidades e associações do centro-sul do Estado, o modelo oneroso, com outorga, deve ser desconsiderado, o que anda em paralelo do posicionamento do Deputado Estadual Coronel Lee, presente ao evento desta quinta. “Não tem como ser de outra maneira que não seja a menor tarifa com manutenção da via e contrução de novas obras, como duplicação da BR-277, sobretudo com a duplicação na Serra da Esperança, o que para a população de Guarapuava e região é fundamental”, frisou o parlamentar. “Cada região tem suas peculiaridades, mas todas concordam que o atual modelo não dá. Temos que ver essa questão com olhos de quem utiliza a via, que precisa da estrada, mas não pode pagar esse absurdo”, disse.

O deputado ainda falou dos pedágios entre cidades próximas. ” Tem lugares que é absurdo serem colocados pedágios, em trechos curtos cuja manutenção nos parece não justificar a instalação de uma praça de pedágio. O importante agora é definirmos certo essa questão porque disso dependerá três décadas de nossa vida. Nossos netos serão afetados diretamente por nossa decisão nessa questão”, finalizou.

Próximas audiências
19/02 Francisco Beltrão / Sudoeste
25/02 Maringá / Noroeste
26/02 Apucarana / Vale do Ivaí
04/03 Curitiba / Metropolitana
05/03 Ponta Grossa / Campos Gerais

Conversa com a tropa em Francisco Beltrão

Deputado Coronel Lee esteve no Sudoeste do Estado na manhã desta terça (9)

Deputado Coronel Lee esteve no Sudoeste do Estado na manhã desta terça (9)

Uma conversa franca com os Policiais Militares do 21° Batalhão em Francisco Beltrão, no Sudoeste Paranaense. Assim foi a visita do Deputado Estadual Coronel Lee na manhã desta terça-feira (9).

O parlamentar fez questão de estar presente na unidade para responder as dúvidas e questionamento dos policiais, como questões salariais, reajustes, questões de ajudas estruturais da PM e falar ainda um pouco sobre suas atividades parlamentares.

“É sempre muito bom rever nossos irmãos de farda. Como eu sempre falo: para quem é policial de verdade não existe separatismo, somos uma única Polícia Militar. É por todos ali que meu trabalho se desenvolve na Assembleia Legislativa”, argumentou.

O Deputado falou para a tropa de alguns de seus projetos, como o equilíbrio na defasagem salarial. “Claro que vemos o que tem acontecido, que temos que lutar por isso. Mas precisamos de projetos que resolvam o problema e não de medidas paliativas que daqui um tempo não irão mais resolver o problema. Por isso está em andamento um projeto que fizemos para o rescalonamento salarial, para ajustar o que está defasado. Muita coisa hoje pelo que é brigado está dentro desse projeto. Deixamos de brigar por uma pequena fatia do bolo para brigar por um bolo maior’, exemplificou.

Ele ainda lembrou do tempo da ativa, quando comandava questões operacionais. “Ainda hoje quando saio de madrugada de casa para percorrer o Paraná atendendo a demandas das regiões, dá a impressão que saio para uma missão operacional. Na verdade é uma missão, mas em outra frente de batalha”, finalizou.

Pedágio é pauta de reunião fechada em Cascavel

Deputado Coronel Lee participou junto do governo estadual de reunião com setor produtivo do Oeste do Paraná

O final da tarde de quarta-feira (3) foi de discussão importante no auditório da prefeitura de Cascavel: a situação dos pedágios estava em pauta.

Numa reunião a porta fechadas com os governos do Estado e do Município, as entidades expuseram ao governador Ratinho Júnior os prós e contras da atual situação do pedágio no Paraná e colocaram sua preocupação com o novo modelo híbrido que está sendo discutido.

Entre os participantes estiveram representantes da Acic, Sindicato Rural, Caciopar, SindisCon entre outros.

“É lógico que a questão do pedágio deve prevalecer o menor preço ao usuário da via, independente do modelo que venha a ser adotado. Não podemos mais pagar esse preço absurdo praticado atualmente”, frisou o Deputado Coronel Lee.

Na próxima sexta-feira (5) haverá também em Cascavel uma audiência pública com Comissão da Assembleia Legislativa do Paraná para discutir a questão dos novos contratos do pedágio no Estado, os valores e as outorgas.

PEDÁGIO/Audiências Públicas já programadas:

05/02 Cascavel / Oeste – Confirmada
06/02 Foz do Iguaçu / Oeste – Confirmada

11/02 Londrina / Norte – Confirmada
12/02 Cornélio Procópio/ Norte Pioneiro – Confirmada

18/02 Guarapuava / Centro
19/02 Francisco Beltrão / Sudoeste

25/02 Maringá / Noroeste
26/02 Apucarana / Vale do Ivaí

04/03 Curitiba / Metropolitana
05/03 Ponta Grossa / Campos Gerais

Encontro na ACIC define duplicação de trecho da BR-277 próximo a Cascavel

Deputado Coronel Lee participou da doação de projeto para o governo do Estado para novas obras

Deputado Coronel Lee participou da doação de projeto para o governo do Estado para novas obras

A manhã de quinta (26) reservou uma boa notícia para a região de Cascavel. Mais sete quilômetros devem ser duplicados da BR-277, no trecho que vai de próximo do Show Rural Coopavel até a entrada para o distrito de São João.

A doação do projeto, que envolve entidades como a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, além de Sindicato Rural Patronal e até cooperativas com representação da Cotriguaçu, irá facilitar o início das obras, que deve acontecer, segundo o secretário de infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, a partir do início de 2021.

“Estamos onbreando as entidades e municípios do Oeste do Paraná nessa luta que vai desde a duplicação total da BR-277 até a entrega do Trevo Cataratas. Essas obras são vitais para nossa economia, e não vamos descansar até ver tudo isso concluído”, garantiu o Deputado Coronel Lee, presente do encontro.

Deputado Coronel Lee participa da inauguração da Cresol em Palotina

Deputado Coronel Lee participa da inauguração da Cresol em Palotina e fala no Sindicato Rural

Evento marca inauguração de mais uma unidade da cooperativa de crédito que busca fortalecer o agronegócio

Na manhã desta segunda (23) o Deputado Coronel Lee esteve na cidade de Palotina, para a inauguração de mais uma unidade do Banco Cooperativo Cresol.

“Um momento para lembrarmos da importância de fortalecer o crédito ao produtor rural e trabalhar pelo desenvolvimento financeiro das cidades do Oeste, recordistas na produção de grãos”, sintetizou o parlamentar.

O deputado aproveitou a visita na cidade para falar com os amigos do Sindicato Rural. “Temos respeito e prestamos nosso total apoio a essa entidade que é o braço forte do homem do campo. Falamos sobre o que temos feito para garantir a segurança jurídica para que o produtor rural produza sem medo de ter suas terras saqueadas por movimentos como dos sem-terra”, finalizou.

MST: NÓS ESTAMOS CHEGANDO…

O Ministério Público Federal está no encalço do MST que protagonizou atos de terrorismo em Santa Terezinha do Itaipú

Nós temos o conhecimento operacional e agora temos também o conhecimento político

Tarda mas não falha. A justiça está chegando no encalço do movimento terrorista denominado pela alcunha de MST. No começo de novembro, tivemos uma audiência que julgou os autores do atentado a uma propriedade em Santa Terezinha do Itaipu, reintegração que eu pessoalmente comandei.

Identificamos todos, com fotos e documentos, e encaminhamos à Justiça Estadual. Mas foi a Justiça Federal quem deu encaminhamento a isso e agora deve dar cabo a essa situação, apontando definitivamente os autores daquele atentado à propriedade rural.

Em 2019 foram 47 reintegrações de posse. Neste ano, já são 35, mas deve ficar parado por causa da pandemia. Em todo caso, nosso trabalho está surtindo efeito. Estamos chegando nos grandes ajuntamentos desses vermelhos covardes.

TEMOS TODO O CONHECIMENTO OPERACIONAL. AGORA TEMOS O CONHECIMENTO POLÍTICO. NOS AGUARDEM!!!

Não iremos descansar até que a última propriedade invadida no Paraná seja restituída aos seus verdadeiros donos.

QUEM TEM MEDO DE POLÍCIA É BANDIDO.

Deputado Estadual
Coronel Lee

ENCONTRO ENTRE NIKKEIS FORTALECE LAÇOS DA COMUNIDADE

Deputado Estadual Coronel Lee Abe participa de encontro virtual com cônsul e vice-consul do Japão

Deputado Estadual Coronel Lee Abe participa de encontro virtual com cônsul e vice-consul do Japão

Uma noite de encontro entre a comunidade dos Nikkeis Jovens Empreendedores do Paraná. Assim foi a quinta-feira (19) onde uma palestra virtual reuniu mais de sessenta jovens Empreendedores descendentes de japoneses, além de autoridades da Terra do Sol nascente na Capital Paranaense e do Deputado Estadual Coronel Lee.

O encontro contou moderação do Cônsul-Geral Adjunto do Japão em Curitiba, Wakaeda Kazuu e participação na abertura do deputado estadual do Paraná, Coronel Lee Abe e também do presidente da CCIBJ JR do PR, Guilherme Kasai. Na abertura, o Cônsul-Geral em Curitiba, senhor Takagi Masahiro, lembrou da importância do fortalecimento do elo nikkei, que é visto com bons olhos pelo Japão.

“Esperamos ver essa comunidade cada vez mais fortalecida. São encontros como esse que promovem a troca de experiências e a melhoria continuada dos jovens Empreendedores. Queremos promover cada vez mais encontros como esse”, frisou o cônsul Masahiro.

Para o Deputado Coronel Lee Abe, a interação da comunidade é de extrema importância. “Quando organizamos a Menção Honrosa para os Nikkeis Jovens Empreendedores na Assembleia Legislativa do Paraná, pensamos justamente reunir a comunidade para gerar interatividade e negócios. Deu muito certo e foi um sucesso. Só não fizemos ainda a segunda edição devido a pandemia. Mas ações como essa devem ser continuadas”, finalizou o parlamentar.

Quarentena exige cuidado com o lixo

Alerta da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo visa garantir mais proteção aos coletores. Atitudes simples, como o uso de embalagens mais resistentes reduzem o risco de contaminação desses trabalhadores.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo alerta a população para que reforcem os cuidados com o descarte de resíduos gerados diariamente em casa durante o período de quarentena.

O isolamento social e a prática do trabalho em casa elevaram significativamente o volume de lixo doméstico produzidos nas residências. De acordo com o secretário Márcio Nunes, algumas atitudes simples podem garantir a segurança dos coletores na hora de recolher esses resíduos.

“Armazenamento do lixo em embalagens mais resistentes, ou uso de dois sacos, e o preenchimento de apenas 2/3 da capacidade do saco para evitar rompimentos, devem fazer parte da rotina doméstica das pessoas nesse período”, orienta Nunes. “Essas atitudes reduzem o risco de contaminação de doenças, principalmente, a disseminação do coronavírus, dos trabalhadores durante o manuseio e armazenamento”, afirma o secretário, que é presidente do R-20, grupo com representantes dos 399 municípios que trata de ações de logística reversa.

O secretário ainda ressalta a necessidade de cuidar de quem continua trabalhando pela população. “Como tratamos o nosso lixo é muito importante para não colocarmos em risco a vida de mais paranaenses. Se cada um fizer sua parte, estaremos todos protegidos”.

AUMENTO – A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estima que a produção do lixo residencial dobrou nas últimas semanas. Segundo o engenheiro e coordenador de Projetos Sustentáveis, Charles Carneiro, os restaurantes e comércio em geral pararam de funcionar, mas as pessoas estão produzindo mais lixo em casa. Parece ser uma transferência simples de local. Porém, a situação é mais complexa.

“O agravante é que esses setores compram no atacado e a aquisição da sociedade civil é no varejo. As pessoas em casa geram muito mais material de acondicionamento de produtos, assim como sobras e aquilo que não é aproveitável, aumentando o volume”, explicou.

Ele ressaltou que outros aspectos, como mudanças de hábitos, excesso de estoque e maior interrupção no trabalho, também elevam a produção diária de lixo.

“A coleta diária porta a porta, que já era um serviço essencial, tornou-se indispensável. Por isso é necessário o cuidado redobrado e a conscientização de cada um, individualmente”, afirma o secretário.

ATERROS – Ainda com o objetivo de preservar a saúde da categoria, a Secretaria está possibilitando que as associações de catadores  e municípios, caso tenham interesse, possam descartar material reciclável diretamente nos aterros sanitários, temporariamente, para reduzir o risco dos trabalhadores. A comunicação foi feita no último dia 19, por meio do Ofício 091/2020.

ATENÇÃO para a vacinação contra a gripe em Cascavel

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Cascavel definiu os pontos para a vacinação contra a Infleunza. Nesta segunda-feira (23), terá início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que seguirá até o dia 22 de maio. “Vamos iniciar a campanha vacinando os idosos e trabalhadores de saúde até o dia 16 de abril e, depois, as pessoas com doenças crônicas e os portadores de deficiência, que neste ano também foram inclusos na vacinação “, explica Cristina Carnaval, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

Blitz da vacina

A partir desta segunda-feira, os idosos poderão ser vacinados dentro do próprio veículo em frente ao Programa Municipal de Imunização. As equipes estarão vacinando das 9 às 17h na Rua Presidente Kennedy, em frente ao numeral 2546, no Bairro Coqueiral.

“A orientação nossa é que os idosos não procurem as unidades e os pontos de vacinação e aqueles que tiverem condição que tragam seus idosos, com  carro, até o programa de imunização para fazer a vacinação”, diz Cristina.

Pontos

No total, são 22 pontos de vacinação, 13 na cidade e nove no interior. Nas escolas urbanas, os pontos de vacinação funcionarão das 7h às 16h45 e nas escolas rurais e pontos externos das 8h às 16h45.

Cristina explica que não haverá salas de vacinação para idosos no PMI. “A vacinação dos idosos será apenas dentro do carro”, explica.

A pessoa que for levar o idoso deve fazer antissepsia das mãos, lavando com água e sabão, e deverá usar máscara. É importante levar cópia de um documento de identidade, mas mesmo sem o documento o idoso será vacinado.

 Confira os locais de vacinação:

 Cidade

Escola Municipal Maria Montessori, Escola Municipal Hermes Vezzaro, Escola Municipal Teotônio Vilela, Escola Municipal Maria Fumiko, Escola Municipal Maria Fagnani, Escola Municipal Roberto Kennedy, Escola Municipal José Henrique, Escola Municipal Atílio Destro, Escola Municipal Artur Sartori, Escola Municipal Nicanor Schumacher, Centro de Convenções e Eventos, Posto Central de Vacinação e Blitz da Vacina.

Interior

Escola Municipal Tereza Perico Bernardini (Juvinópolis), Escola Municipal Carlos de Carvalho (São Salvador), Escola Municipal José Bonifácio (Rio do Salto), Escola Municipal Arthur Oscar Mombach (Sede Alvorada), Escola Municipal José Alencar (Espigão Azul), Escola Municipal Francisco de Assis (São Francisco), Escola Municipal José Silvério de Oliveira (São João), USF Santa Bárbara e USF Navegantes

UnidadeLocalHorárioLocal de VacinaçãoEndereço do local de Vacinação
01UBS Aclimação07h00m as 18h45mEscola M. Maria MontessoriRua Paraná, 5635
02USF Santo Onofre07h00m as 18h45mEscola Municipal Hermes vezzaroRua Caigangues, 482
03USF Canadá07h00m as 18h45mEscola Municipal Teotonio VilelaRua Itaqui, 130
04USF Tarumã07h00m as 18h45mEscola Municipal Maria FumicoRua Leonardo Davinci, 858
05USF Riviera07h00m as 18h45mEscola Municipal Maria FagnaniRua Caieiras, 282
06UBS São Cristovão07h00m as 18h45mEscola Municipal Robert KennedyRua Mato Grosso, 1040
07USF Morumbi07h00m as 18h45mEscola Municipal José HenriqueRua Serra das Furnas, 1462
08UBS Cascavel Velho07h00m as 18h45mEscola Municipal Atílio DestroRua Portugal, 1230
09UBS Nova Cidade07h00m as 18h45mEscola Municipal Artur SartoriRua Cabo Hermito de Sá, 1011
10UBS Vila Tolentino07h00m as 18h45mEscola M  Nicanor SchumacherRua Salgado filho, 225
11USF Juvinópolis8h00m as 16h45mEstadualTereza Perico BernarAvenida Castelo Branco, 400
12USF São Salvador08h00m as 16h45mE. Estadual Carlos de Carvalho  São Salvador
13USF Rio do Salto08h00m as 16h45mEscola M José BonifácioRua Botafogo, 270 
14USF Sede Alvorada08h00m as 16h45mEscola M Arthur Oscar MombachRua Maria Madalena Hoff, 285
15USF Espigão Azul08h00m as 16h45mEscola Municipal José de AlencarEspigão Azul
16USF São Francisco08h00m as 16h45mEscola M Francisco de AssisBr 369 K, 511
17USF Santa Bárbara08h as 16h45mUnidade de SaúdeSanta Bárbara
18USF Navegantes08h as 16h45mUnidade de SaúdeNavegantes
19USF São João08h as 16h45mEscola m Jose Silvério de OliveiraRua Acácia S/N
20Centro de Convenções e Eventos08h as 16h45mRegião do lagoCentro de Convenções
21Posto Central de Vacinação08h as 16h45mQuioski CentroAvenida Brasil
22Blitz da Vacina08h as 16h45mPrograma ImunizaçãpRua Presidente Kennedy, 2546

PMPR já tem edital de próximo concurso

O edital do concurso público para contratação de novos soldados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Paraná foi publicado na manhã desta sexta-feira (20) no portal do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela organização do certame.

O Governo do Estado abre 2.400 vagas. São 2 mil para policial e outras 400 para bombeiro militar. As vagas serão regionalizadas no Estado.

Após aprovação nas etapas, o candidato segue para formação e, durante este período, o soldado de 2º classe, receberá bolsa-auxílio de R$ 1.933,63. Somente após a formação, que deve durar cerca de um ano, ele estará apto a ser promovido a soldado de 1ª classe e, então, passa a receber salário inicial de R$ 4.263,67.

INSCRIÇÕES – As inscrições estarão abertas a partir de 1º de abril e seguem até às 17 horas de 4 de maio deste ano. O requisito mínimo para participar do concurso é ter, no máximo, 30 anos até o primeiro dia de inscrição.

Conforme a lei estadual nº 14.274/2003, o certame terá um quantitativo de 201 vagas para afrodescendentes na categoria policial militar e 40 vagas na categoria bombeiro militar.

Após concluir a inscrição, o candidato deve imprimir a guia da taxa, que é de R$ 100,00. O boleto deve ser pago na rede bancária ou casas lotéricas até o dia 5 de maio. Nos municípios em que esta data for feriado, o pagamento deverá ser feito até o último dia útil anterior à data.

REGIÕES – As 2,4 mil vagas serão regionalizadas no Estado. Na categoria Polícia Militar, para a Capital e Região Metropolitana são 890 vagas; para a região de Londrina 270 vagas; para a região de Maringá 290; para a região de Ponta Grossa 305 e, para a região de Cascavel, são 245 vagas.

Na categoria Corpo de Bombeiros, são 100 vagas para a Capital e Região Metropolitana; 200 vagas para a região de Londrina e 100 vagas para a região de Cascavel.

PROVAS – A Prova de Conhecimentos está prevista para o dia 28 de junho deste ano, às 13 horas, nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Esta prova é de caráter eliminatório e classificatório, composta por questões objetivas (60) e discursiva (redação). Depois, os candidatos aprovados passarão para a segunda fase de provas especificas, todas eliminatórias, que são: Exame de Capacidade Física, Exame de Sanidade Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social.

ATENÇÃO – É importante que os candidatos fiquem atentos às datas da Prova de Conhecimento e das demais etapas do concurso previstas no edital. Elas podem sofrer alterações devido as medidas preventivas do Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias de Saúde e Segurança Pública para conter o avanço do Coronavírus (Covid-19) no Paraná.

Essas informações devem ser atualizadas diretamente na página do Núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).