Setembro Amarelo: Requerimento foi atendido pela SESP

No mês da prevenção a doenças mentais, edital autoriza Estado a contratação de médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais

O requerimento 695/2020, protocolado em março deste ano pelo Deputado Estadual Coronel Lee, cujo texto solicita contratação de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais foi atendido pelo Governo do Paraná. No último dia do mês de agosto a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) publicou, no Diário Oficial do Estado, o edital de contratação temporária de 85 profissionais, sendo 57 psicólogos, 15 médicos psiquiatras e/ou especialistas em saúde mental e 13 assistentes sociais para a atenção psicossocial de policiais e bombeiros militares, policiais civis e servidores da Polícia Científica e do Departamento Penitenciário.

O anúncio é uma ótima notícia, já que este mês está em pauta o Setembro Amarelo, iniciativa que tem como objetivo, ações públicas na prevenção de suicídios. “A atenção para policiais, bombeiros e agentes de segurança é de extrema necessidade. É algo que não deve e não pode ser deixado de lado, uma vez que essas pessoas, envolvidas com as Forças de Segurança, estão diuturnamente envolvidas em situações de alto estresse físico e emocional”, lembrou o Deputado Estadual Coronel Lee. “Ficamos muito felizes que esse requerimento prosperou, mas ficamos ainda mais animados porque nossos irmãos das Forças de Segurança, aqueles que necessitam desse serviço, não ficarão desassistidos”, completou o parlamentar.

O edital
As inscrições já estão abertas e deverão ser feitas no site da SESP, até às 17 horas do dia 22/09 deste ano. De acordo com o edital, no dia 23/09, será divulgado o comprovante de inscrição dos candidatos e, até o dia 25/09, a classificação provisória. A previsão é de que a classificação final do certame seja divulgada em 01/10 e que o início dos trabalhos dos profissionais seja em 20/10. Das 85 vagas, 10% serão destinadas a candidatos afrodescendentes e outros 5% a pessoas com deficiência.

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) consistirá em prova de títulos referente à escolaridade, tempo de serviço e aperfeiçoamento profissional. Os documentos comprobatórios deverão ser encaminhados via e-Protocolo Eletrônico Oficial do Estado. Todo o processo será organizado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná.

Conforme o edital, os profissionais serão distribuídos em Curitiba, Região Metropolitana e interior do estado. Dois médicos psiquiatras serão selecionados para atuarem na Junta Médica da Polícia Militar do Paraná. O salário previsto para cada um dos 85 profissionais é de R$ 3.657,27. A carga horária dos psicólogos e dos assistentes sociais será de 40 horas semanais e a dos médicos é de 20 horas semanais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: