Encontro virtual celebra unidade da colônia Nikkei no Estado do Paraná

Live com o Deputado Estadual Coronel Lee Abe e lideranças Nikkeis debateram os laços Brasil-Japão, além de conhecer a pessoa por trás do parlamentar

Um grande encontro na noite do dia 10 de julho celebrou a unidade de um povo que comemora este ano, os 112 anos da imigração no Brasil e 50 anos de irmandade entre Paraná e a Província de Hyogo, no Japão. Alguns dos grandes nomes da comunidade Nikkei no Paraná puderam debater um pouco o que cada um pode contribuir para fortalecer ainda mais esses laços, além de conhecer um pouco mais da vida de Washington Lee Abe, que antes de ser deputado, é um cidadão dedicado em fortalecer a comunidade Nikkei no Paraná.

Para Deputado Estadual Coronel Lee Abe, a reunião foi especial. “Uma honra poder conversar sobre nossa cultura e contar um pouco de nossa trajetória para pessoas tão influentes dentro de nossa comunidade. Saber que o Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi, foi um dos internautas alcançados pela live, assim como muitos que estavam diretamente do Japão, além dos nossos irmãos brasileiros, nos dá uma felicidade completa. Foi um momento de celebrarmos a unidade entre dois povos”, comentou o parlamentar. “Tive a honra de contar minha história, de onde vim e como me tornei policial. Muitos conhecem o Coronel, mas não o Washington, uma pessoa bastante família e que sempre lembra com orgulho da sua origem e cultura”, explicou.

Participantes

A reunião virtual agradou os participantes. “Foi uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais a vida do Coronel Lee Abe. O que me chamou a atenção foi a participação da comunidade e de alguns líderes que estiveram presente”, explanou o senhor Takao Koike, consultor empresarial e Diretor Regional Oeste da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná – CCIBJ, mediador da live. “Nossa comunidade tem a crescer ainda mais, desde que permaneça caminhando junta”, acrescentou.

Para o senhor Adriano Hoshi, mestre em odontologia, além de Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel – ACEC, o encontro reforçou a pessoa que existe atrás da figura político do Coronel Lee Abe. “Eu achei a live espetacular, maravilhosa. Foi interessante poder conhecer melhor os expoentes dentro da colônia japonesa do Paraná e um pouco mais das origens dessas pessoas”, enalteceu Adriano. “Foi enriquecedor em especial saber mais do Coronel Lee Abe, da sua infância. No início de nossa vida surgem nossas bases como ser humano, como pessoa. Pudermos saber da sua vontade em ser policial, em cuidar da segurança da população, mantendo sempre a ordem, o respeito e sabendo que depois de uma carreira brilhante que ele teve como policial, hoje ele também atua de maneira firme, de maneira bonita, como a gente gostaria de ver na nossa Assembleia Legislativa”, frisou.

O tesoureiro da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Luciano Matsumoto, um dos participantes, também enalteceu o encontro. “Foi uma conversa bastante proveitosa e uma ótima oportunidade para conhecermos um pouco mais da trajetória, ideais e posicionamentos do Deputado Estadual Coronel Lee Abe”, disse. O senhor Nori Seto, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Curitiba, o clube Nikkei de Curitiba, também convidado, gostou do evento. “Foi uma satisfação muito grande ter participado desse bate papo com o Deputado Coronel Lee, ao lado de outras grandes lideranças da Comunidade Nikkei do Paraná. O encontro foi uma grande oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre a história, a vida pessoal, os valores e os princípios do Deputado Coronel Lee, aumentando ainda mais nossa admiração por ele”, finalizou.

Para quem quiser rever esse encontro, ele ainda está disponível nas páginas do Facebook do Deputado Estadual Coronel Lee e do Nikkei Jovens Empreendedores.

Nikkei Jovens empreendedores

Um dos Projetos do Deputado Estadual Coronel Lee, sucesso em 2019 e que deve se repetir este ano, é o Nikkei Jovens Empreendedores. No ano passado, o evento no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná reuniu centenas de pessoas que aplaudiram a entrega da Menção Honrosa a 37 Nikkeis Jovens Empreendedores por seus feitos na sociedade, contribuindo para o engrandecimento da comunidade onde vivem. Neste ano, a solenidade acabou suspensa enquanto durar a pandemia, mas será retomada assim que as autoridades voltarem a permitir solenidades no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

O Cônsul-Geral Takagi Masahiro foi um dos internautas que acompanhou a “reunião virtual” dos Nikkeis
Personalidades Nikkeis reunidas para debater o fortalecimento da sua cultura

Escrito por depcellee

Nascido no dia 15 de março de 1965 em Curitiba-PR, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1985, onde atuou até 2018 chegando ao posto de Coronel, o nível mais elevado da carreira de Policial Militar, filho do Coronel PM Keiji Abe (In memorian) e de Tomoko Abe (In memorian), casado com Vânia Rodrigues de Matos Abe e tem 3 filhos. É descendente de Samurai e graduado em Artes Marciais (Aikido, Judô e Taekwondo). FORMAÇÃO - Curso de Formação de Oficiais; - Curso de Instrutor de Motociclismo; - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; - Curso de Especialização em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação; - Curso de Atualização Profissional de Técnicas em Administração de Crise – Categoria Negociador; - Curso de Especialização em Administração Policial – Mestrado - Curso de Especialização em Política, Estratégia e Planejamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Pós-Graduação; - Curso de Gestão em Segurança Pública – Doutorado; - Curso Superior de Polícia; - Bacharel em Direito; - Cursos de atualizações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. FUNÇÕES EXERCIDAS - Assessor Militar do DETRAN/PR; - Assessor Militar da Prefeitura de Curitiba; - Assessor Militar da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná; - Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PMPR; - Exerceu funções nos setores de inteligência, pessoal, planejamento e comandos de tropa no: - 12º Batalhão de Polícia Militar - 13º Batalhão de Polícia Militar - 17º Batalhão de Polícia Militar - 20º Batalhão de Polícia Militar - Regimento de Polícia Montada RPMon - Batalhão de Polícia Florestal BPFLO - Batalhão de Polícia Rodoviária BPRV - Companhia de Polícia de Choque CIA P Chq - Batalhão de Polícia de Trânsito BPTRAN - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM - Batalhão de Polícia de Guarda BPGD - Batalhão de Operações Especiais BOPE - 5º Comando Regional da Polícia Militar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: