Japão contém avanço do coronavírus mantendo cuidados

O país não parou completamente, mas adotou medidas protetivas, tanto para a população quanto para a sua economia

Que o Japão dá aula de gestão de crise, isso não é novidade. Temos muito o que aprender com o país oriental. E no momento dessa pandemia que tomou conta do globo, como eles agiram? Afinal, para o Covid-19 sair da China e atacar a ilha japonesa, foi um instante.

Apesar da histeria mundial com o coronavírus, o Japão não impediu sua população de sair às ruas, fazendo o caminho reverso do resto do planeta, que enclausurou sua população em casa. O presidente Jair Bolsonaro chegou a citar a situação do Japão como exemplo. O Japão, em dois meses de enfrentamento à crise, possui 1.128 casos do novo coronavírus, com 42 mortes registradas até o começo desta semana. No Brasil, em um mês, são 3.027 casos e 77 mortes até o dia. Proporcionalmente, se levada em conta as notícias acerca dessa crise mundial, o Japão estaria fadado ao desaparecimento da sua nação em relação ao Brasil, por ser um centro de aglomeração urbano, mas o que se percebe é justamente o contrário.

Medidas

No Japão, foram barrados em eventos que gerem aglomerações, o que afetou principalmente na área cultural e esportiva. Aulas também foram suspensas em unidades de ensino.

Mas restaurantes, bares e centros comerciais estão abertos, e o metrô funciona normalmente. O governo japonês chegou a fazer um “apelo” à população para “abster-se voluntariamente de sair”. No Brasil, Bolsonaro disse que, vendo vídeos do Japão, observou “todo mundo na normalidade”. O governo de Tóquio, aliás, pede, mas não exige, que as pessoas fiquem em suas casas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: