Por proposição do Deputado Estadual Coronel Lee Abe, judocas paranaenses são homenageados pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu na noite de segunda-feira (04) no Plenário da Casa uma solenidade para homenagear os judocas do Estado, tendo como pano de fundo o Dia Internacional do Judô, comemorado no último dia 28 de outubro. De acordo com o propositor da sessão, deputado Coronel Lee (PSL), o evento foi um reconhecimento a quem auxilia no desenvolvimento do Estado por meio do esporte e reforça os valores ensinados pela modalidade.

O parlamentar também destacou a importância do judô na trajetória dele. “Nos treinamentos, aprendemos o que é disciplina e hierarquia. São coisas que levei para a vida, inclusive militar. Todo o conhecimento que aprendi no judô trago comigo até hoje. O esporte me ensinou que era possível vencer”, contou Lee, que é praticante desde os seis anos de idade. 

O deputado lembrou a necessidade de divulgar a modalidade e incentivar mais pessoas a praticarem o judô. “Esta sessão solene tem o objetivo de reconhecer a importância da arte marcial na vida das crianças, dos jovens e dos adultos. Estamos honrando, em primeiro lugar, a filosofia do judô, que é o respeito, a disciplina e a perseverança. Os valores ensinados por meio deste esporte de origem japonesa nos enchem de orgulho”, disse o parlamentar.

Durante a cerimônia, Coronel Lee entregou ao presidente da Liga de Judô Paranaense, Everton Luiz Krüger, um certificado de menção honrosa em reconhecimento ao trabalho da entidade no âmbito social. Além de formar atletas, a Liga promove também o desenvolvimento do caráter por meio do esporte. Esportistas e outras pessoas que trabalham pelo desenvolvimento do esporte também foram homenageadas.

Segundo Krüger, a homenagem da Assembleia Legislativa honrou a todos os praticantes da modalidade no Paraná. “É um dia especial para os judocas e suas famílias. Mostra importância e a força do judô. A divulgação nesta sessão solene ajudar a tornar o esporte mais acessível”, comentou.

A Liga de Judô Paranaense é uma entidade integrante do Sistema Nacional do Desporto. Afiliada à Confederação Brasileira de Ligas de Judô no Estado do Paraná e à Internacional Social Judô Confederation no Japão, é um instrumento de promoção do esporte com responsabilidade social.

A missão da entidade no Estado vai muito além de formar medalhistas e campeões, trabalhando no desenvolvimento de dezenas de projetos sociais espalhados pelo Paraná. É o que explicou seu presidente. “A liga tem seu valor social. Lutamos para transformação da vida dos praticantes”, encerrou Krüger.

Texto: Alep Fotos: Kleyton Presidente