Laços reforçados entre Paraná e Japão

Em solenidade proposta pelo Deputado Coronel Lee Abe juntamente com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Assembleia reconheceu trabalho de jovens japoneses.

Em solenidade proposta pelo Deputado Coronel Lee Abe juntamente com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Assembleia reconheceu trabalho de jovens japoneses.

A importância do Japão e a contribuição do trabalho dos empreendedores nikkeis para o Estado do Paraná foram reconhecidas na noite desta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante uma sessão solene que homenageou japoneses e descendentes. O propositor da sessão, deputado Coronel Lee Abe, juntamente com a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, destacou a atuação de jovens empreendedores Nikkei no Estado. Durante a solenidade, eles foram reconhecidos com o recebimento de diplomas de menção honrosa.

Para Coronel Lee, a proposição é uma forma de dizer “muito obrigado” a atuação dos nikkeis pela sociedade paranaense. “Esta homenagem ressalta o trabalho destes empreendedores. Nosso objetivo é que se tornem conhecidos. Vemos aqui nossos jovens de destaque. Sintam-se horados”, disse. Para o deputado, esta é uma forma de estreitar os laços entre os países. “Estamos juntos com a Câmara do Comércio para alavancar a economia do Paraná junto ao Japão, trabalhando para trazer novos investimentos ao Estado”, explicou. 

Para o cônsul-geral do Japão em Curitiba para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, a homenagem é uma forma de manter vivo o valor da cultura japonesa. “O comerciante japonês trabalha para os clientes e para sociedade. A manutenção destes valores de nossa cultura é bom para a sociedade brasileira”, comentou. “Quando assumimos a presidência da Câmara do Comércio, um dos nossos objetivos foi criar Câmara Junior para promover ainda mais a ligação entre Paraná e Japão”, completou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, Arata Hara.

O deputado Coronel Lee Abe lembrou que cidades como Kakogawa e Maringá, Nishinomiya e Londrina, Himeji e Curitiba, e Awaji com Paranaguá são consideradas irmãs. “Neste sentido, existem muitas pessoas de origem nikkei que contribuem, trabalham e elaboram projetos que alavancam a sociedade paranaense. Queremos reconhecer publicamente isso”, resumiu o deputado.

Participaram ainda da solenidade o presidente da província de Hyogo, Nobuyki Nagata, o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo, e o vereador de Londrina, Eduardo Tominaga. Os deputados Delegado Recalcatti (PSD) e Tiago Amaral (PSB) também estiverem presentes.

Descendentes

Nikkei é a denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. Atualmente, calcula-se que existam 2,9 milhões de nikkeis ao redor do mundo. Destes, 350 mil vivem em território japonês. As maiores comunidades nikkeis estão no Brasil (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul) e Estados Unidos (Califórnia e Havaí).

Hoje, o Brasil abriga cerca de 1,6 milhão de descendentes não nascidos no Japão, sendo considerado como o detentor do maior número de descendentes de japoneses fora do Japão, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Texto: Alep

Avatar de Desconhecido

Autor: depcellee

Nascido no dia 15 de março de 1965 em Curitiba-PR, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1985, onde atuou até 2018 chegando ao posto de Coronel, o nível mais elevado da carreira de Policial Militar, filho do Coronel PM Keiji Abe (In memorian) e de Tomoko Abe (In memorian), casado com Vânia Rodrigues de Matos Abe e tem 3 filhos. É descendente de Samurai e graduado em Artes Marciais (Aikido, Judô e Taekwondo). FORMAÇÃO - Curso de Formação de Oficiais; - Curso de Instrutor de Motociclismo; - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; - Curso de Especialização em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação; - Curso de Atualização Profissional de Técnicas em Administração de Crise – Categoria Negociador; - Curso de Especialização em Administração Policial – Mestrado - Curso de Especialização em Política, Estratégia e Planejamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Pós-Graduação; - Curso de Gestão em Segurança Pública – Doutorado; - Curso Superior de Polícia; - Bacharel em Direito; - Cursos de atualizações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. FUNÇÕES EXERCIDAS - Assessor Militar do DETRAN/PR; - Assessor Militar da Prefeitura de Curitiba; - Assessor Militar da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná; - Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PMPR; - Exerceu funções nos setores de inteligência, pessoal, planejamento e comandos de tropa no: - 12º Batalhão de Polícia Militar - 13º Batalhão de Polícia Militar - 17º Batalhão de Polícia Militar - 20º Batalhão de Polícia Militar - Regimento de Polícia Montada RPMon - Batalhão de Polícia Florestal BPFLO - Batalhão de Polícia Rodoviária BPRV - Companhia de Polícia de Choque CIA P Chq - Batalhão de Polícia de Trânsito BPTRAN - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM - Batalhão de Polícia de Guarda BPGD - Batalhão de Operações Especiais BOPE - 5º Comando Regional da Polícia Militar.

Deixe um comentário