Reunião discutiu instalação de presídio

Foi realizada na noite de quinta (19), uma reunião na Associação dos Moradores do Bairro Floresta, na Região Norte de Cascavel, para tratar de assuntos relacionados à construção de uma unidade prisional naquela localidade.

Além de três vereadores – Valdecir Alcântara, Roberto Parra e Professor Adenilson – estiveram na platéia dezenas de pessoas de toda a região, inclusive do Bairro Lago Azul, onde está destinada a penitenciária.

Nos debates, ficou claro o posicionamento contrário dos moradores da Região Norte contra a instalação da penitenciária como “vizinha” da sua casa. “Antigamente nós da Região Norte éramos tratados com indiferença pelo resto do pessoal de outros bairros, que achava que morador daqui não prestava, era bandido. Foram anos para mudar isso e transformar nosso bairro num lugar melhor para as famílias. Agora que estamos conseguindo e ainda lutamos por isso, não é certo que uma penitenciária, aumentará os casos de violência, seja instalada por aqui”, se manifestou um morador.

Outra moradora testemunhou o drama de seus pais. “Meus pais moram em Catanduvas, onde tem a penitenciária federal. Lá é um drama. Além do comércio levar calote de muita gente de fora que foi morar ali por cauda dos detentos, o povo vive com medo. Meus pais moram lá e eu sei de perto o drama que vive quem tem presidiário como vizinho”.

Presentes à reunião, o deputado Coronel Lee relatou que mais da metade de sua vida na carreira militar foi dedicada a estudar e atuar junto ao sistema prisional. “Estudei muito tudo isso até para poder comandar ações dentro de presídios e posso afirmar que, por mais ‘baixa periculosidade’ que possa ser uma unidade prisional, os detentos não foram parar ali por não terem feito nada. Devem sempre estar sob supervisão. Só que o problema maior é quem esses encarcerados trazem junto consigo seus comparsas de crime. Vemos todos os dias crimes cometidos cuja ordem saíram de dentro dos presídios”, relatou. “Basta analisarmos, por exemplo, onde são feitas as penitenciárias nos Estados Unidos: ou são no meio do deserto ou em ilhas. Simples assim. Não ficam na vizinhança de grandes comunidades”, explanou.

Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre a preocupação não somente com a Região Norte, mas com toda a Região Oeste do Estado. “Temos que ver, por exemplo, que a instalação de uma penitenciária em Catanduvas, até hoje reflete em Cascavel. Há alguns anos, devemos lembrar, aconteceu o assassinato de uma psicóloga que trabalhava na Penitenciária Federal, cuja morte foi encomendada por uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios brasileiros. Igualmente a morte encomendada de um outro Agente Penitenciário na região do lago há poucos anos atrás. Essa foi a conclusão da Polícia Federal. Então o que alegar? Que ficaremos seguros? Toda a região será afetada”, continuou o Parlamentar.

“Penitenciária deve ser construída sim, é questão de lógica. Têm criminosos e não tem vagas. É matemática. Mas elas devem ser feitas em lugares apropriados, longe da população”, concluiu.

“Esse é um momento importante de discussão com a comunidade para que se faça valer sua vontade. Democracia é assim, deve valer a vontade da maioria e não projetos votados a toque de caixa, que tentam passar sem a vontade popular. Essa reunião elucidou e deixou claro muitos pontos, entre eles que nossa comunidade não foi escutada como deveria pelas autoridades responsáveis por isso”, finalizou Juarez de Araújo, organizador da reunião.

Ao final da reunião, todos os presentes, inclusive os vereadores presentes que votaram a favor da instalação da penitenciária, assinaram o abaixo assinado pedindo a anulação desse processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: