“Idade branca”: uma justa homenagem a um Nikkei experiente

Senhor Junsuke Mori comemora 99 anos, o chamado “hakuju iwai”, que significa “homenagem idade branca

Homenagear seus anciãos é uma tradição forte na cultura japonesa. Isso é sinal de respeito e sobretudo, de valorizar a história daqueles que formaram a história de um lugar. Agora, chegou a hora de reconhecer o senhor Junsuke Mori, que completou 99 anos de idade, chamado em japonês de “hakuju iwai”, que significa “homenagem idade branca”.

Natural do Japão, nascido em 25 de fevereiro de 1922, da Província de Fukuoka, seus pais eram trabalhadores das minas de carvão, com a recessão e as dificuldades econômicas resolveram em 1933 imigrar para o Brasil se estabelecendo em Cafelândia, Estado de São Paulo. Em 1937 mudou-se para Assaí, Norte do Estado do Paraná, trabalhando na agricultura no cultivo do café. Casou-se com Miyoko Mori em 02/12/1950 (completou 70 anos de casado). Tem 5 filhos, 13 netos e 9 bisnetos. Como produtor de hortaliças sempre foi destaque na cooperativa agrícola de Cotia, sendo o representante regional por 3 mandatos, também foi diretor da Cooperativa Regional Sul do Paraná na gestão 1985/1986. Conselheiro fiscal da Cooperativa Regional Sul do Paraná 1987/1988 e membro da comissão técnica das hortaliças por 2 mandatos. Como hobby, sempre gostou de escrever romances, poesias e versos, sendo agraciado por duas vezes no prêmio Takemoto, como melhor romance pela Associação Nikkey Bunkagaku. Participou também em concursos literários no Japão.

O Deputado Coronel Lee Abe, mantendo as tradições de homenagens, registrou de Voto de Congratulações e Menção Honrosa. “O senhor Junsuke Mori, natural do Japão, é agricultor e escritor, que chega aos 99 anos de idade bastante saudável com uma história importante até mesmo para o desenvolvimento da agricultura no Norte do Estado. A honra é nossa em reconhecer a importância que ele tem dentro da comunidade Nikkei. Valorizando nossos anciãos, valorizamos nossa própria história”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: