“Idade branca”: uma justa homenagem a um Nikkei experiente

Senhor Junsuke Mori comemora 99 anos, o chamado “hakuju iwai”, que significa “homenagem idade branca

Homenagear seus anciãos é uma tradição forte na cultura japonesa. Isso é sinal de respeito e sobretudo, de valorizar a história daqueles que formaram a história de um lugar. Agora, chegou a hora de reconhecer o senhor Junsuke Mori, que completou 99 anos de idade, chamado em japonês de “hakuju iwai”, que significa “homenagem idade branca”.

Natural do Japão, nascido em 25 de fevereiro de 1922, da Província de Fukuoka, seus pais eram trabalhadores das minas de carvão, com a recessão e as dificuldades econômicas resolveram em 1933 imigrar para o Brasil se estabelecendo em Cafelândia, Estado de São Paulo. Em 1937 mudou-se para Assaí, Norte do Estado do Paraná, trabalhando na agricultura no cultivo do café. Casou-se com Miyoko Mori em 02/12/1950 (completou 70 anos de casado). Tem 5 filhos, 13 netos e 9 bisnetos. Como produtor de hortaliças sempre foi destaque na cooperativa agrícola de Cotia, sendo o representante regional por 3 mandatos, também foi diretor da Cooperativa Regional Sul do Paraná na gestão 1985/1986. Conselheiro fiscal da Cooperativa Regional Sul do Paraná 1987/1988 e membro da comissão técnica das hortaliças por 2 mandatos. Como hobby, sempre gostou de escrever romances, poesias e versos, sendo agraciado por duas vezes no prêmio Takemoto, como melhor romance pela Associação Nikkey Bunkagaku. Participou também em concursos literários no Japão.

O Deputado Coronel Lee Abe, mantendo as tradições de homenagens, registrou de Voto de Congratulações e Menção Honrosa. “O senhor Junsuke Mori, natural do Japão, é agricultor e escritor, que chega aos 99 anos de idade bastante saudável com uma história importante até mesmo para o desenvolvimento da agricultura no Norte do Estado. A honra é nossa em reconhecer a importância que ele tem dentro da comunidade Nikkei. Valorizando nossos anciãos, valorizamos nossa própria história”, finalizou o parlamentar.

Avatar de Desconhecido

Autor: depcellee

Nascido no dia 15 de março de 1965 em Curitiba-PR, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1985, onde atuou até 2018 chegando ao posto de Coronel, o nível mais elevado da carreira de Policial Militar, filho do Coronel PM Keiji Abe (In memorian) e de Tomoko Abe (In memorian), casado com Vânia Rodrigues de Matos Abe e tem 3 filhos. É descendente de Samurai e graduado em Artes Marciais (Aikido, Judô e Taekwondo). FORMAÇÃO - Curso de Formação de Oficiais; - Curso de Instrutor de Motociclismo; - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; - Curso de Especialização em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação; - Curso de Atualização Profissional de Técnicas em Administração de Crise – Categoria Negociador; - Curso de Especialização em Administração Policial – Mestrado - Curso de Especialização em Política, Estratégia e Planejamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Pós-Graduação; - Curso de Gestão em Segurança Pública – Doutorado; - Curso Superior de Polícia; - Bacharel em Direito; - Cursos de atualizações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. FUNÇÕES EXERCIDAS - Assessor Militar do DETRAN/PR; - Assessor Militar da Prefeitura de Curitiba; - Assessor Militar da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná; - Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PMPR; - Exerceu funções nos setores de inteligência, pessoal, planejamento e comandos de tropa no: - 12º Batalhão de Polícia Militar - 13º Batalhão de Polícia Militar - 17º Batalhão de Polícia Militar - 20º Batalhão de Polícia Militar - Regimento de Polícia Montada RPMon - Batalhão de Polícia Florestal BPFLO - Batalhão de Polícia Rodoviária BPRV - Companhia de Polícia de Choque CIA P Chq - Batalhão de Polícia de Trânsito BPTRAN - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM - Batalhão de Polícia de Guarda BPGD - Batalhão de Operações Especiais BOPE - 5º Comando Regional da Polícia Militar.

Deixe um comentário