Lei que altera chamamento do CMEIV será votada nesta segunda

Alteração da lei do CMEIV, proposta pelo Deputado Coronel Lee em benefício dos Militares Veteranos E do Colégio Cívico-Militar, entrará em pauta extraordinária na Alep

Mesmo com o recesso de início de ano no Legislativo do Paraná, o Deputado Coronel Lee e sua equipe não param. Nesta segunda-feira (11), a partir das 14h30, será discutido e votado o Projeto de Lei que visa alterações no texto encaminhado pelo Executivo aonde se pretende a diminuição do tempo para inscrição no CMEIV – de Militares Estaduais Inativos Voluntários. Em síntese, diminuirá em três anos o tempo de espera para um Militar Veterano que queira ingressar no CMEIV. Se antes eram chamados apenas aqueles cuja reserva se deu até setembro de 2017, essa alteração proposta pelo Deputado Coronel Lee agrega aqueles Veteranos que deixaram a ativa até dezembro de 2020. Na prática, isso beneficiará o Militar Veterano no chamamento à sua participação no Colégio Cívico-Militar, cuja proposta para implantação desse sistema também é do Deputado Coronel Lee e ainda, agrega esse policial experiente nos colégios.

O próprio parlamentar explica as nuances do seu pedido junto ao governo do Estado. “Muitos veteranos que entraram para a reserva no final do ano de 2020 nos procuraram pedindo para fazer alguma coisa em relação ao chamamento do chamado CMEIV (Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários), que deixava de fora aqueles que tivessem ido para reserva recentemente. Agora, com a possibilidade da aprovação desse requerimento no qual pedimos alteração nesse trecho específico da lei, esse tempo será retirado, podendo chamar, de maneira excepcional, o veterano que foi para a reserva em menos tempo”, resumiu o Deputado. Para o parlamentar, presidente da Comissão de Segurança, essa questão é um grande avanço. “Ficamos extremamente feliz com o atendimento ao requerimento e não podemos parar, mesmo sendo férias, porque a questão dos Colégios Cívico-Militares é uma bandeira a qual temos defendido e desenvolvido desde 2019. A celeridade nesse processo ajudará na implementação dos Colégios, e essa questão que deve ser votada nesta segunda vai disponibilizar ainda mais policiais para atuarem junto à comunidade”, avaliou.

O que diz o requerimento

O requerimento do Deputado Coronel Lee altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 20.338 de 06 de outubro de 2020 e à Lei nº 19.130 de 25 de setembro de 2017 no parágrafo 10 do art. 33 da Lei nº 19.130, de 25 de setembro de 2017, que passa a vigorar com a seguinte redação:

§ 10. O Militar Estadual que até a data de dezembro de 2020 tenha sido transferido para a reserva remunerada da PMPR e que esteja, no mínimo, no comportamento bom, também poderá integrar o CMEIV para, em caráter excepcional, exercer atividades em instituições de ensino participantes dos Programas Colégios Cívico-Militares e Escola Segura, não se aplicando, nesse caso, a restrição temporal contida no parágrafo 4º deste artigo. “Conseguiremos atender os Colégios Cívico-Militares de uma maneira ainda mais abrangente, sem onerar o Estado, sem afogar a Polícia Militar do Paraná em seu quadro de policiais da ativa e, sobretudo, em dar andamento a esse projeto que visa uma recuperação continuada das condições do Ensino e da Educação no Estado do Paraná”, finalizou o Deputado Coronel Lee.

Abaixo, documentos desse trâmite:

Avatar de Desconhecido

Autor: depcellee

Nascido no dia 15 de março de 1965 em Curitiba-PR, ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1985, onde atuou até 2018 chegando ao posto de Coronel, o nível mais elevado da carreira de Policial Militar, filho do Coronel PM Keiji Abe (In memorian) e de Tomoko Abe (In memorian), casado com Vânia Rodrigues de Matos Abe e tem 3 filhos. É descendente de Samurai e graduado em Artes Marciais (Aikido, Judô e Taekwondo). FORMAÇÃO - Curso de Formação de Oficiais; - Curso de Instrutor de Motociclismo; - Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; - Curso de Especialização em Gestão de Pessoas – Pós-Graduação; - Curso de Atualização Profissional de Técnicas em Administração de Crise – Categoria Negociador; - Curso de Especialização em Administração Policial – Mestrado - Curso de Especialização em Política, Estratégia e Planejamento da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Pós-Graduação; - Curso de Gestão em Segurança Pública – Doutorado; - Curso Superior de Polícia; - Bacharel em Direito; - Cursos de atualizações da Secretaria Nacional de Segurança Pública. FUNÇÕES EXERCIDAS - Assessor Militar do DETRAN/PR; - Assessor Militar da Prefeitura de Curitiba; - Assessor Militar da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná; - Subdiretor da Diretoria de Apoio Logístico da PMPR; - Exerceu funções nos setores de inteligência, pessoal, planejamento e comandos de tropa no: - 12º Batalhão de Polícia Militar - 13º Batalhão de Polícia Militar - 17º Batalhão de Polícia Militar - 20º Batalhão de Polícia Militar - Regimento de Polícia Montada RPMon - Batalhão de Polícia Florestal BPFLO - Batalhão de Polícia Rodoviária BPRV - Companhia de Polícia de Choque CIA P Chq - Batalhão de Polícia de Trânsito BPTRAN - Centro de Operações Policiais Militares - COPOM - Batalhão de Polícia de Guarda BPGD - Batalhão de Operações Especiais BOPE - 5º Comando Regional da Polícia Militar.

3 comentários em “Lei que altera chamamento do CMEIV será votada nesta segunda”

  1. Então coronel?? Até agora só tivemos prejuízos. Só perdas!!! Quando é que o senhor vai lutar verdadeiramente por nossa classe?

    Curtir

  2. Ilmo Sr. CORONEL LEE,
    EM S. PAULO OS INARIVOS VOLTARAM EM 2013, COM POSTO PRA CIMA
    PODERIA APRESENTAR EMENDAS PROJETOS PARA AQUELES Q SAIRAM ANTES DOS 30 , ESSE RETORNO SERVIR PARA INCLUSAO NO TEMPO

    -ACESSO AS PROMOÇÕES ,
    -QUEM TEM CURSO SUPERIOR FOI CORTADO NA REFORMA VOLTA .
    -QUEM TEM CURSOSUPERIOR FAZE PRA OFICIAL MESMO TENDO IDADE

    Curtir

Deixe um comentário