Corredores de Águas Boas é uma alternativa sustentável para crise hídrica

Em momento tão complicado para o estado hídrico do Paraná, projeto do Deputado Estadual Coronel Lee Abe é uma alternativa contra a falta de água

Deputado Estadual Coronel Lee Abe com o consultor ambiental Sr. Carlos Ferreira e o Major Luiz de Havila Júnior

No começo de maio deste ano o Paraná decretou situação de emergência hídrica no Estado. Segundo registros do Simepar e do Instituto Água e Terra (IAT), entre fevereiro e abril, “a anomalia de precipitação atingiu o Paraná de forma generalizada, com valores entre 30% e 90% de déficit, configurando situação de estiagem hídrica nos mananciais de abastecimento”.

Para termos uma ideia de como os rios que abastecem as cidades foram afetados, o Rio Iguaçu, por exemplo, em um dos pontos de medição em União da Vitória, no extremo sul do Estado, aponta o menor nível já registrado desde 1931, quando passou a ser monitorado. Ou seja, em 89 anos, o rio nunca havia chegado em 1,29 metro, como em maio de 2020. O “normal” é 2,07m e já chegou a 8m em grandes cheias.

E qual a solução? “Não adianta tapar o sol com a peneira toda vez que temos situações de risco hídrico. Precisamos tomar medidas que venham a sanar essa situação para nossa futura geração o mais breve possível”, explica o Deputado Estadual Coronel Lee Abe.

Soluções na prática

Criado em 2019, o Programa “Corredores de Águas Boas” foi pensado para que rios urbanos de todo o estado do Paraná voltassem a ser limpos, possíveis de serem utilizados até mesmo para pescar e nadar e sobretudo, protegidos, minimizando o impacto da falta de água na vida da população. “Logo no início do nosso mandato (fevereiro de 2019), recebemos a informação de que as águas dos rios que abasteciam a cidade de Cascavel estavam contaminadas, o que levou a uma série de problemas de saúde à população naquela época. Então, entre os projetos que começamos a trabalhar, o de termos uma solução para a água potável na cidade e em quantidade, entrou como prioridade”, lembra o parlamentar. “A nossa equipe começou a trabalhar nisso e montou, ao longo dos meses seguintes, uma solução completa para esse problema, não para ser paliativa, mas para ser uma solução que vai salvar o futuro da nossa água. Apresentamos esse plano juntamente com o Secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Sr. Wagner Yonegura, com o consultor ambiental Sr. Carlos Ferreira, e ainda com o Major Luiz de Havila Júnior, membro da nossa equipe de projetos em nosso gabinete, com mais de duas décadas de experiência nas questões ambientais, onde atuou no Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná, em diversas palestras e reuniões com agentes preocupados com o abastecimento nas cidades”, contou o Deputado.

Vale ressaltar ainda que o Programa foi aceito no “Prêmio Gulbenkian para a Humanidade”, com sede em Portugal, o qual visa reconhecer pessoas, grupos de pessoas ou organizações de todo o mundo cujas contribuições à mitigação e adaptação às mudanças climáticas se destacam por sua novidade, inovação e impacto.

Já em execução como programa-piloto na cidade do Oeste, com a intenção de expandir para todo o Paraná, o Programa Corredores de Águas Boas totaliza 17 projetos dentro desse programa, que vai desde implantação de curva de nível nas plantações das zonas rurais, até plantio e blindagem dos rios em sua área urbana. “Isso já está em andamento e o que é melhor: sem ônus para o município. A recuperação de nascentes na área urbana, as melhorias nas estradas rurais e construção de curvas de nível já são uma realidade. Recebemos também a confirmação da doação de 1 milhão e 140 mil mudas de árvores nativas que serão utilizadas no programa só em Cascavel”, ressaltou o Deputado.

Crédito de carbono

Além de todo benefício com a blindagem e proteção dos rios, o que minimiza a perda de água, o Programa ainda prevê créditos para quem estiver no contexto. “Produtores rurais que tiverem rios protegidos em suas propriedades, assim como as cidades, poderão vender créditos de carbono. Países da Europa, principalmente, compram esses créditos. É a maneira mais segura e permanente das cidades saírem também de uma crise econômica”, finalizou o parlamentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: